O PROJETO



Desabotoa Minha Gola é um solo inspirado na vida de Patrícia Galvão, mais conhecida como Pagu.

Pagu é uma das personagens femininas brasileiras mais importantes e controversas do século XX. Intelectual, escritora, jornalista, musa do movimento modernista, militante e ativista política, feminista e revolucionária.

Pagu foi uma mulher de múltiplas facetas, de múltiplos talentos: uma mulher de paixão.

Desabotoa minha Gola é um jogo entre atriz e personagem, século XX e século XXI, modernismo e pós-modernismo, a memória e o momento presente.

A peça não pretende recriar o personagem histórico, nem fazer uma cronologia da vida de Patrícia Galvão. Em vez disso, o espetáculo explora fragmentos desta autêntica personalidade. A mulher que estava por trás do mito: seus amores, seus ideais, suas contradições e fraquezas, enfim, sua humanidade.

Desabotoa Minha Gola é intimista e confessional. Pagu é uma fonte de investigação, uma forma de voltar ao passado - através de uma história privada - para falar do tempo presente, da nossa herança cultural, nossos medos e desejos.

Dos anos 30 até hoje, o mundo e o Brasil mudaram muito. No entanto, mais do que nunca, continuamos a discutir sobre direitos humanos, lutas políticas, falência das ideologias. Nada mais atual, portanto, falar de uma mulher que fez da própria vida sua maior obra.


Desabotoa Minha Gola é o resultado de uma pesquisa histórica e artística, cujo objetivo é refletir sobre a contemporaneidade, sem negar o passado, mas renová-lo, “antropofagizá-lo”.

E, finalmente, o desejo de que - através do teatro - a voz de Pagu fale a novas platéias, a novos ouvintes. A voz de uma mulher que nunca se calou, que teve a coragem de nunca se calar.