DESABOTOA MINHA GOLA é um solo inspirado na vida e obra de Patrícia Galvão, mais conhecida como Pagu.
DESABOTOA MINHA GOLA não pretende recriar o personagem histórico, nem fazer uma cronologia da vida de Patrícia Galvão. Em vez disso, o espetáculo explora fragmentos desta autêntica personalidade. A mulher que estava por trás do mito: seus amores, seus ideais, suas contradições e fraquezas, sua humanidade.
DESABOTOA MINHA GOLA é um jogo entre atriz e personagem, século XX e século XXI, modernismo e pós-modernismo, a memória e o momento presente.
A performance é intimista e confessional. Pagu é uma fonte de investigação, uma forma de voltar ao passado - através de uma história privada - para falar do tempo presente, da nossa herança cultural, nossos medos e desejos.
DESABOTOA MINHA GOLA é o resultado de uma pesquisa histórica e artística, cujo objetivo é refletir sobre a contemporaneidade, sem negar o passado, mas renová-lo, “antropofagizá-lo”.
A dramaturgia da peça foi criada durante os ensaios, num processo colaborativo entre diretor e atriz. O roteiro foi inspirado nos relatos da autobiografia “Paixão Pagu” (Editora Agir), na biografia “Dos Escombros de Pagu”, de Tereza Freire (Edições SESC-SP) e na antologia “Pagu Vida-Obra”, organizada por Augusto de Campos (Brasiliense).
E, finalmente, o desejo de que - através do teatro - a voz de Pagu fale a novas platéias, a novos ouvintes. A voz de uma mulher que nunca se calou, que teve a coragem de nunca se calar.